Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Negado pedido de extradição de brasileiro nascido no Uruguai

    há 9 anos

    A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal negou o pedido de extradição (Ext 1349) de Esteban Gabriel Bueno, formulado pelo governo do Uruguai. Ele foi processado em Montevidéu pela participação tráfico de substâncias entorpecentes proibidas na qualidade de coautor, crime para o qual a legislação uruguaia prevê pena de até 15 anos e encontra-se preso preventivamente em Santana do Livramento (RS) desde agosto de 2014.

    A relatora da extradição, ministra Rosa Weber, observou que Bueno nasceu em Artigas, no Uruguai, filho de pai brasileiro, e teve certidão de nascimento lavrada no Consulado do Brasil naquela cidade. Tal situação leva ao reconhecimento de sua condição de brasileiro nato, nos termos do artigo 12, inciso I, da Constituição da República. "O ordenamento jurídico brasileiro veda expressamente a extradição de brasileiro nato”, afirmou a ministra, com fundamento nos artigos , inciso LI, da Constituição; 77, inciso I, da Lei 6815/80; e 11, item I, do Tratado de Extradição entre os Estados do Mercosul).

    Apesar da inviabilidade da extradição para os crimes cometidos por brasileiro em solo estrangeiro, a ministra Rosa Weber observou ser possível, mediante a aplicação extraterritorial da lei penal, que o Estado brasileiro instaure processo penal contra Esteban Gabriel Bueno pelos fatos que motivaram o pedido de extradição, conforme autorizam o artigo do Código Penal e 88 do Código de Processo Penal.

    A decisão foi unânime, e os autos serão remetidos para o foro de Porto Alegre (RS).

    CF/FB



    • Publicações30562
    • Seguidores629161
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações677
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/negado-pedido-de-extradicao-de-brasileiro-nascido-no-uruguai/166754121

    Informações relacionadas

    Supremo Tribunal Federal
    Notíciashá 14 anos

    Após autorizar extradição, STF diz que presidente da República decide sobre entrega de Battisti

    Artigoshá 9 anos

    A cooperação internacional e os brasileiros que cometem crimes no exterior

    Supremo Tribunal Federal
    Notíciashá 15 anos

    Entenda o processo de extradição no Supremo Tribunal Federal

    Superior Tribunal de Justiça
    Notíciashá 12 anos

    Uruguai implanta sistema de identificação única de processos judiciais

    ContratoRecurso Blog, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Modelo De Resposta À Acusação - Porte Ilegal De Arma De Fogo Desmuniciada

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)