Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Plenário decidirá se relator pode determinar baixa de autos por abuso em recursos

há 9 anos

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) irá julgar se é possível um ministro da Corte decretar monocraticamente a baixa imediata dos autos quando constatar que os recursos interpostos pelo recorrente são protelatórios e visam obter a prescrição.

A decisão de submeter o caso ao Plenário ocorreu quando a Primeira Turma do STF examinava questão de ordem no Recurso Extraordinário (RE) 839163, no qual o ministro Dias Toffoli decretou o trânsito em julgado de processo no qual o ex-senador Luiz Estevão de Oliveira foi condenado a três anos e seis meses de reclusão por fraude processual, delito previsto no artigo 347 do Código Penal.

Relator do RE, o ministro Dias Toffoli ressaltou ter decretado a baixa imediata do processo por verificar abuso no direito de recorrer, sendo o recurso meramente protelatório, visando à prescrição da pena. O ministro argumentou também que, embora em seu entendimento pessoal não haja divergência entre decisões das duas Turmas do STF sobre o assunto, é interessante que o tema seja apreciado pelo Plenário para fixar um padrão para situações semelhantes.

Segundo a defesa, a decisão do relator de negar seguimento ao RE e determinar a imediata baixa dos autos à origem para execução da pena impediria o acesso da parte ao recurso de agravo, previsto no artigo 39 da Lei 8.038/1990. Os advogados apontam, também, que a negativa ao agravo regimental contrariaria o princípio da colegialidade.

Ainda na sessão de hoje (21), a Turma, por maioria, rejeitou pedido da defesa para que o ex-senador aguardasse em liberdade a decisão do Plenário. Ficou vencido, nesse ponto, o ministro Marco Aurélio, que entendeu que seria possível interromper a execução da pena para se aguardar em liberdade o julgamento da questão de ordem.

PR/CR

Leia mais
26/09/2014 – STF nega seguimento a recurso de Luiz Estevão contra condenação por fraude processual

Processos relacionados
RE 839163


  • Publicações30562
  • Seguidores629151
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações178
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/plenario-decidira-se-relator-pode-determinar-baixa-de-autos-por-abuso-em-recursos/146974257

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)