Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Arquivada ação proposta pela União contra licitação da folha de pagamento de servidores de SC

    há 16 anos

    O ministro Carlos Ayres Britto, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou Ação Cível Originária (ACO 985) ajuizada pela União Federal, por meio de seu advogado-geral. A ação contestava suposta quebra de cláusula em Contrato de Abertura de Crédito e compra e Venda de Ações, sob condição, firmado entre a União e o estado de Santa Catarina.

    A União informou que, neste contrato, ficou convencionado que, enquanto a União mantivesse o controle acionário do Banco do Estado de Santa Catarina (BESC), o estado deveria manter naquele banco as operações que o caracterizam como seu agente financeiro, inclusive quanto ao pagamento de salários dos servidores da administração estadual, direta e indireta (cláusula oitava). E esse cláusula não estava sendo observada pelo estado de SC, que teria lançado edital para licitar a folha de pagamento dos servidores estaduais.

    Segundo o relator, por meio de petição, o governo estadual informou que o edital de licitação foi revogado pela administração pública, com fundamento no artigo 49 , da Lei nº 8.666 /93, em razão do interesse público. A seu turno, a União ratifica as informações prestadas pelo réu e requer a extinção do presente feito sem resolução de seu mérito.

    Assim, com base no Código de Processo Civil (inciso VI, artigo 267), o ministro Carlos Ayres Britto declarou extinto o processo, tendo em conta a perda do interesse processual da autora.

    EC /LF

    • Publicações30562
    • Seguidores629151
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações139
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/arquivada-acao-proposta-pela-uniao-contra-licitacao-da-folha-de-pagamento-de-servidores-de-sc/143866

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)