Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Suspensa análise de inquérito sobre licitações do Metrô de SP

    há 10 anos

    Foi suspenso o julgamento da questão de ordem sobre arquivamento do Inquérito (Inq) 3815, o qual investiga possíveis irregularidades em licitações do Metrô de São Paulo. O julgamento teve início na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), com voto do relator, ministro Marco Aurélio, e do ministro Dias Toffoli, pelo arquivamento do caso. O julgamento foi suspenso por pedido de vista do ministro Luís Roberto Barroso.

    A defesa dos acusados, os deputados federais José Aníbal (PSDB-SP) e Rodrigo Garcia (PSDB-SP), alegou a falta de indícios dos crimes imputados e inércia da acusação na condução do inquérito. Sustentou ainda que o inquérito já foi arquivado, a pedido do próprio procurador-geral da República, com relação aos outros três parlamentares envolvidos na investigação, não havendo mais motivos para permanecerem os demais sob investigação.

    Relator

    Segundo o voto do ministro Marco Aurélio, após colhidos depoimentos que não revelaram envolvimento dos dois parlamentares, o Ministério Público não fez nenhum comentário sobre o resultado. Em resposta, sustentou haver pedido de cooperação internacional com o fim de obter informações sobre o caso provenientes do Uruguai, Suíça e Luxemburgo.

    Para o relator, se os depoimentos não confirmaram as informações passadas pelo colaborador que imputava a responsabilidade dos acusados, também deveria ter sido providenciado pedido de arquivamento para José Aníbal e Rodrigo Garcia. Tem-se a impropriedade de dar sequência ao inquérito, sob pena de dar tratamento diferenciado quanto aos dois deputados, afirmou.

    Ao adiantar voto, o ministro Dias Toffoli acompanhou o relator e ressaltou que, com o arquivamento, a investigação não fica estancada, pois sempre que surgirem novas evidências perante a instância de origem, o processo pode subir novamente ao STF. Não há que se falar em arquivamento que vai levar à impunidade, afirmou.

    FT/CR

    • Publicações30562
    • Seguidores629151
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações49
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/suspensa-analise-de-inquerito-sobre-licitacoes-do-metro-de-sp/141013292

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)