Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Questionada decisão do CNJ sobre gratuidade de certidões cíveis e criminais no RJ

há 10 anos

Os oficiais titulares dos 1º, 2º, 3º e 4º Ofícios de Registro de Distribuição da Comarca do Rio de Janeiro impetraram, no Supremo Tribunal Federal (STF), o Mandado de Segurança (MS) 33187, com pedido de liminar, contra decisão de conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que determinou ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) que se abstenha de cobrar taxas e emolumentos para emissão de certidões cíveis e criminais, em relação aos cartórios em questão.

Os autores do MS afirmam que, embora tenham sido afetados pelo ato questionado, somente tiveram ciência de seu teor após a publicação de aviso da Corregedoria-Geral de Justiça do Rio de Janeiro. Assim, sustentam que não tiveram a oportunidade de se manifestar e apresentar suas razões de defesa no procedimento de controle administrativo no qual foi proferida a decisão do CNJ.

Os oficiais alegam, ainda, que o ato questionado lhes impõe sérias restrições de direito e consequências gravosas, pois a emissão de certidões corresponde a 90% da arrecadação dos Ofícios do Registro de Distribuição e esse serviço é efetuado, em caráter privado, por delegação do Poder Público a oficiais responsáveis por serviços notariais e de registro, conforme o artigo 236, caput, da Constituição Federal.

O MS objetiva suspender, liminarmente, os efeitos da decisão do CNJ que determinou aos ofícios que deixem de cobrar taxas e emolumentos para a emissão de certidões cíveis e criminais e, no mérito, sua anulação.

MR/CR

  • Publicações30562
  • Seguidores629148
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1647
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/questionada-decisao-do-cnj-sobre-gratuidade-de-certidoes-civeis-e-criminais-no-rj/139177518

Informações relacionadas

Beatriz Lima Barboza, Bacharel em Direito
Modeloshá 6 anos

Modelo de petição: Expedição de certidão de objeto e pé

Gratuidade na emissão de certidões cíveis e criminais no estado do Rio de Janeiro

Julio Martins, Advogado
Artigoshá 3 anos

O Cartório pode cobrar pelas Certidões? E meu direito constitucional do artigo 5o., inc. XXXIV?

Julio Martins, Advogado
Artigoshá 8 meses

Provimento CGJ/RJ 43/2023 e a Gratuidade para prática de Atos Extrajudiciais no Rio de Janeiro conforme Ato Normativo 27/2013

Correio Forense
Notíciashá 9 anos

Cartórios não podem cobrar por certidão de óbito

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)