Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

DPU e Caixa são admitidas em ação sobre correção do FGTS

há 10 anos

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a participação da Defensoria Pública da União (DPU) e da Caixa Econômica Federal (CEF), na condição de amici curiae, na ação sobre o uso da Taxa Referencial (TR) na correção dos saldos das contas vinculadas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A questão está em debate na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5090, ajuizada pelo partido Solidariedade contra dispositivos das Leis 8.036/1990 (artigo 13) e 8.177/1991 (artigo 17) que impõem a correção pela TR dos depósitos realizados nas contas do FGTS dos trabalhadores.

O ministro-relator considerou presentes os requisitos legais para a admissão da DPU e da CEF na ação. A relevância da matéria é evidente, sendo pertinente a participação das requerentes a primeira, porque assiste centenas de trabalhadores em demandas relativas à atualização do FGTS; e a segunda, porque atua como agente operador do FGTS, observou. O ministro deferiu o pedido com base no artigo , parágrafo 2º, da Lei 9.868/1999 (Lei das ADIs).

AR/AD

Leia mais:

25/03/ 2014 - Ação sobre uso da TR na correção do FGTS terá rito abreviado

12/02/2014 - Partido questiona no Supremo utilização da TR para correção do FGTS

  • Publicações30562
  • Seguidores629152
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1086
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dpu-e-caixa-sao-admitidas-em-acao-sobre-correcao-do-fgts/120004113

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)