Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    1ª Turma: Recurso sobre cobrança de aluguel atrasado por 10 anos deve ser remetido ao STF

    há 15 anos

    O Supremo Tribunal Federal (STF) analisará um recurso extraordinário que envolve contrato de aluguel supostamente não cobrado durante 10 anos. A decisão, unânime, é da Primeira Turma da Corte que proveu um recurso (agravo regimental) a fim de que o RE suba para análise do Tribunal.

    A questão foi discutida no julgamento do Agravo de Instrumento (AI) 741419 e está relacionada a uma possível transformação da relação jurídica: de locação em comodato. O contrato de locação foi realizado em 1987, no Rio de Janeiro, com duração indeterminada.

    No período de 1991 a 2002, o locador não cobrou o aluguel, mas posteriormente promoveu uma ação de despejo a fim de que a dívida fosse sanada. Como o locatário não tinha condições de satisfazer a dívida, o fiador foi acionado, mesmo sem o conhecimento de que as prestações não tinham sido pagas durante toda aquela época.

    Julgamento

    Apesar de citar o RE 407688 como precedente e entender que a tese é pacífica, o ministro Ricardo Lewandowski (relator) votou no sentido de que o recurso extraordinário suba para análise da Corte. Ele afirmou que a matéria saber se um contrato é de locação ou de comodato não parecia ser rigorosamente constitucional. No entanto, nós temos um precedente que quando um colega tem dúvida, nós mandamos subir o RE, por isso eu adiro à prática, mas mantenho o ponto de vista, concluiu.

    O ministro Março Aurélio entendeu que cabe o provimento do agravo regimental para que então se discuta essa matéria. O direito de propriedade aqui teria sido alcançado indevidamente. Eu não posso conceber que um locador deixe de cobrar aluguéis durante 10 anos e depois pretenda cobrar esses aluguéis do fiador, disse. O ministro Carlos Ayres Britto completou ressaltando que o direito à moradia tem assento constitucional.

    Agravo de instrumento

    O recurso de agravo de instrumento é cabível contra decisões das presidências dos tribunais quando negarem a admissibilidade do recurso extraordinário, bem como o envio dos autos ao STF, devendo ser apresentado no próprio tribunal de origem. A finalidade do recurso de agravo de instrumento é exatamente possibilitar o envio do recurso extraordinário para que o Supremo analise, em última instância, a questão constitucional debatida no processo.

    O recurso de agravo de instrumento está previsto no artigo 544 do Código de Processo Civil , e sua apresentação acarreta na formação de novos autos que devem conter, obrigatoriamente, cópias de peças do processo principal, sendo elas: cópias do acórdão recorrido, da certidão da respectiva intimação, da petição de interposição do recurso denegado, das contrarrazões, da decisão agravada, da certidão da respectiva intimação e das procurações outorgadas aos advogados do agravante e do agravado.

    A ausência dessas peças importa no arquivamento do recurso (Súmula 288).

    EC /LF

    • Publicações30562
    • Seguidores629152
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações484
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/1-turma-recurso-sobre-cobranca-de-aluguel-atrasado-por-10-anos-deve-ser-remetido-ao-stf/1043385

    Informações relacionadas

    Mauro Apoitia, Delegado de Polícia
    Artigoshá 5 anos

    Há aplicação da "supressio / surrectio" nas relações familiares (pensão alimentícia)? O que é isso?

    Faelem Nascimento, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    Ação de Cobrança de Título Extrajudicial

    Cristiane Klein, Advogado
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Substabelecimento (com reserva de poderes)

    Notíciashá 15 anos

    Recurso sobre cobrança de aluguel atrasado por 10 anos deve ser remetido ao STF

    Jeferson Freitas Luz, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Modelo de Petição de descadastramento de advogado.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)