Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Plenário conclui julgamento dos embargos de Marcos Valério

há 11 anos

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) concluíram na sessão desta quarta-feira (28) o julgamento dos embargos de declaração apresentados pela defesa do réu Marcos Valério, condenado a 40 anos, 4 meses e 6 dias de prisão e ao pagamento de 1199 dias-multa pela prática dos crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

O julgamento foi retomado com os esclarecimentos do revisor da Ação Penal (AP) 470, ministro Ricardo Lewandowski, acerca da pena pecuniária aplicada ao réu pelos crimes de corrupção ativa (Fundo Visanet) e lavagem de dinheiro. Foram corrigidos erros no acórdão para que o documento retrate efetivamente o que foi decidido. No caso de Marcos Valério, foi feita a correção quanto à pena de multa aplicada aos crimes de corrupção ativa e lavagem de dinheiro 93 dias-multa para cada delito; e também quanto ao valor do dia-multa, que é de 10 salários-mínimos, e não de 15, como constou do acórdão.

O ministro Lewandowski divergiu do relator e votou pelo acolhimento dos embargos em dois pontos quanto ao pedido para que o STF somasse as penas aplicadas a Marcos Valério e quanto à dosimetria da pena por formação de quadrilha mas seu voto não prevaleceu. No primeiro item, ele foi acompanhado pelo ministro Marco Aurélio, que considerou necessário o somatório das penas para afastar eventuais dúvidas do título judicial condenatório no momento da execução da pena. Quanto ao segundo item, o ministro-revisor considerou desproporcional o aumento da pena-base por formação de quadrilha em 75% (fixada na primeira fase da dosimetria em 2 anos e 6 meses), ao passo em que em outros crimes esse aumentou foi de 14%, 20% e 35% nesta fase.

O relator da AP 470, ministro Joaquim Barbosa, reafirmou que as penas foram aplicadas com a maior transparência, obedecendo a critérios objetivos e imputadas de acordo com a culpabilidade de cada réu no esquema criminoso, sendo que, no caso de Marcos Valério, seu papel foi de destaque na quadrilha, visto que ele foi o elo entre todos os núcleos.

Em seu voto, proferido na semana passada, o ministro Joaquim Barbosa já havia rejeitado outros tópicos dos embargos, como a alegação de que, na condenação por peculato em razão de desvios do Fundo Visanet, não teriam sido apreciados documentos que comprovariam a efetiva prestação de serviços de publicidade pela DNA Propaganda Ltda., e que derrubariam a tese de que a agência recebeu os recursos sem qualquer contrapartida.

Da mesma forma, o relator rejeitou a alegação de que haveria contradição na sua condenação por evasão de divisas e a absolvição de Duda Mendonça e Zilmar Fernandes e a de que o Plenário do STF havia se omitido ao não aplicar a Valério a redução de pena pela sua suposta condição de réu colaborador.

O relator também rejeitou os embargos na parte em que a defesa alegou suposta contradição pelo fato de a mesma agravante que elevou a pena pelo crime de quadrilha ter sido aplicada em relação a outros sete crimes atribuídos à mesma quadrilha e na parte em que contestou a aplicação da regra da continuidade delitiva (artigo 71 do Código Penal) em relação aos crimes envolvendo parlamentares e negou a sua aplicação quanto aos cinco crimes contra a Administração Pública.

VP/AD

Leia mais:

22/08/2013 - Julgamento de embargos de Marcos Valério será retomado na próxima semana

  • Publicações30562
  • Seguidores629151
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações222
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/plenario-conclui-julgamento-dos-embargos-de-marcos-valerio/100665744

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

É gratificante e exemplar para alguém aqui de baixo entender que aqueles lá de cima se comprometem verdadeiramente com a verdade. continuar lendo